Quer ter a sua própria coleção de orquídeas e não sabe por onde começar? A gente ajuda você!
Aqui estão algumas das melhores orquídeas para início de coleção:
Dendrobium
O dendrobium é um importante gênero de orquídeas do sudeste asiático formado por grande número de espécies vistosas e, geralmente, de fácil cultivo. A Dendrobium Nobile é uma espécie de orquídea extremamente forte, já que sobrevive a uma brusca variação de temperaturas, indo do forte calor ao frio extremo. Se estiver seca, esse exemplar pode sobreviver tranquilamente em temperaturas de 1 a 2°G. No entanto, ela requer de 30 a 40% de sombra, do final da primavera até o outono, para que seu crescimento seja saudável. São mais de 1200 espécies naturais e milhares de outros híbridos criados pelo homem. E lembre-se: a característica principal dos Dendrobium é o pseudobulbo em forma de cana que a maioria apresenta.
Cymbidium
Conhecida internacionalmente por orquídea barco, devido ao formato do labelo de suas flores, a orquídea Cymbidium tem muitas espécies e híbridos multicoloridos. É nativo de países como China, Indonésia e Japão e sua ocorrência se dá principalmente em locais de clima temperado e altitudes elevadas. E claro, é famosa por ser encontrada nativamente aos pés do Himalaia.
Como são espécies bastante resistentes, seu cultivo pode ser fácil ou difícil, dependendo da região onde for cultivada, porque elas gostam de ambientes mais frios ou amenos. Portanto, não se adaptando muito bem aos climas quentes. E para quem está na região Sul do Brasil, indicamos o Cymbidium como uma das melhores orquídeas para início de coleção!
Sapatinho
A orquídea sapatinho pertence ao gênero Paphiopedilum, que engloba mais de 90 espécies já catalogadas, variando as flores com tamanhos e cores diferentes. De origem asiática, essa planta recebe o nome popular de sapatinho, pois o formato de sua flor lembra um sapato.
Essa planta prefere solos arejados, altamente orgânicos, com muita matéria vegetal em decomposição. Apesar de gostar de muita luz, não aprecia o sol direto, podendo queimar as suas folhas. Apesar de preferir temperaturas amenas, superiores a 15 °C, poderá sobreviver e florescer em climas mais frios, desde que não ocorra geada.
Aprenda dicas de cultivo de cattleyas neste post e de cultivo de sapatinho aqui.
E para conhecer as orquídeas do Catálogo da Semana, clique aqui