Muitas são as pragas e doenças das orquídeas, nesta publicação vamos abordar sobre os insetos mais comuns que costumam aparecer nestas plantas!
Percevejo
Você já ouviu falar na ́Baratinha Vermelha ́? É considerado o inimigo número 1 das orquídeas!
Esses insetos são conhecidos como sugadores, principalmente do gênero Tenthecoris, costumam viver em bandos, e são muito ligeiros e fogem para trás das folhas com qualquer movimento. E se escondem quando percebem a nossa presença. Quando a orquídea está sob o ataque desse percevejo, os sinais são lesões esbranquiçadas nas folhas!
Pulgão
O pulgão, conhecido como piolho das orquídeas, pode ser de diferentes cores, a depender da espécie. Esse mesmo inseto apresenta pode variar de cor indo de tom de palha, verde translúcido a amarelo. E a sua reprodução é rápida, podendo se disseminar também rapidmente, assim como chega até as orquídeas voando vindo de plantas próximas infestadas. E sua principal fonte de alimento é a seiva das orquídeas.
Que tal um momento Mito ou Verdade:
formiga espalha o pulgão? Sim!
Lesma
É bem comum que lesmas, caracóis e caramujos ataquem as orquídeas, costumam fazer isso no período noturno e durante o dia ficam escondidas. Ambiente bem arejado e com umidade controlada é uma das maneiras de combatê-la, portanto não deixe acumular vasos vazios e ambiente propício para que elas se desnevolvam. E uma boa forma de atrai-las é criar armadilhas de tecido umedecido com cerveja, chuchu ou casca de melancia.
Cochonilha
Os pequenos insetos brancos que se assemelham com algodão, migalhas ou até mesmo farelos são conhecidos como cochonilha. E a sua reprodução é rápida e ele chega até as orquídeas voando vindo de plantas próximas infestadas, assim como o pulgão.
Tatuzinhos
São insetos que comem as pontas das raízes, e sua atividade costuma ser noturna, de forma que escondem-se durante o dia. A principal característica dos tatuzinhos é a reprodução rápida, facilidade de proliferação e contaminação de diversas plantas, da mesma maneira que a cochinilha e o pulgão.
Descubra além dos insetos comuns nas orquídeas, sobre outras doenças no próximo Curso da Orquidaria Rosita aqui. E aprenda aqui se sua orquídea está saudável!