As flores das orquídeas são maravilhosas, mas não é só de flor que uma orquídea sobrevive, certo?
Que tal aprender quantas partes tem uma orquídea e ficar por dentro deste universo?
Conheça as Raízes e suas subdivisões
A falta de conhecimento sobre as raízes quando se inicia o cultivo de orquídea é um dos principais fatores que levam à morte da planta. A maioria das espécies de orquídeas conhecidas são epífitas, e vivem com suas raízes expostas e fixadas em galhos e troncos de árvores (em alguns casos são totalmente aéreas, como as Vandas). Existem, também, orquídeas terrestres, denominadas assim quando suas raízes ficam escondidas no substrato e não são visíveis. Por isso, conhecer as partes da planta e saber quais são os cuidados adequados podem ajudar você a cultivar orquídeas cada vez mais saudáveis.
Conheça, a seguir, as partes da raiz de uma orquídea:
A coifa é de fácil identificação por ter ficar na extremidade e apresentar ponta arredondada de cor diferente do resto da raiz. Pode ser verde, amarelada ou acobreada. E é a parte mais sensível da raiz.
Já o velame é uma camada modificada que protege a raiz da orquídea das intempéries e possíveis predadores, como os insetos. E também exerce a função de esponja ajudando na nutrição da planta. A sua cor varia entre branco, esverdeado e acobreado.
Depois de conhecer mais sobre a raíz, seguimos, com as partes das orquídeas.
Que tal conhecer mais sobre os Bulbos?
Os pseudobulbos, mais conhecidos como bulbos, são a estrutura de reserva de nutrientes e água das orquídeas. E é deles de onde saem as folhas, depois as espatas e, finalmente, as flores. Por isso, essas estruturas são super importantes e temos que cuidar muito bem delas. Existem diversos tamanhos e formas.
A principal parte: as Folhas
Nas orquídeas, as folhas possuem as mais diversas formas, espessuras, estruturas, quantidades, cores, tamanhos e maneiras de crescimento. E funcionam como um painel solar, ajudando na fotossíntese, nutrição, transpiração e respiração da planta. Se a orquídea está com as folhas muito amareladas, temos um indicativo de que ela está tomando muito sol. Em contrapartida, se estiverem em um tom de verde muito escuro, pode ser falta de sol. Portanto, a cor ideal de uma folha de orquídea é próxima a um verde garrafa, semelhante à cor de uma folha de alface e é o principal indicativo de que a saúde da planta está bem.
Espata Floral
A espata é a estrutura que nasce para proteger o botão. Existe a possibilidade de sair botão sem espata alguma e o contrário também. Mas quando você vê uma espata seca, não significa que a floração foi perdida, apenas que não é a época dela. Fique atento as detalhes!
E as Flores, essas todos conhecem bem!
O tamanho das flores de uma orquídea varia de dois milímetros a mais de vinte centímetros. Suas cores vão de quase transparentes a branco, com tons esverdeados, rosados ou azulados até cores intensas, como amarelo, vermelho ou púrpura escuro. Muitas flores são multicoloridas, um verdadeiro espetáculo da natureza.
Mas você sabia que as orquídeas apresentam sementes?
Quase todas as orquídeas apresentam sementes minúsculas e leves (espalhadas pelo vento). Cada planta produz centenas de milhares de sementes em cada uma de suas cápsulas. Na natureza, porém, poucas sementes germinam, visto que dependem do fungo Micorriza para que isso aconteça. A cápsula leva, em média, de 6 a 9 meses para amadurecer.
Agora que você já sabe quantas partes tem uma orquídea, que tal descobrir quais são orquídeas da Mata Atlântica? Clique aqui e conheça!
Você sabia que cada orquídea da Orquidaria Rosita é única? Veja aqui o porquê!
E se quiser aprender ainda mais sobre as orquídeas, clique aqui e conheça os cursos da Orquidaria Rosita!