O cultivo de Phalaenopsis a orquídea mais conhecida, também popularmente conhecida como orquídea borboleta, a Phalaenopsis é a espécie mais famosa das orquídeas.
O gênero é originário de países da Ásia Tropical (Filipinas, Indonésia, Malásia, Sumatra, china e Taiwan, e preferem climas mais quentes, sem temperaturas extremas. Sendo assim, não suporta muito frio, em temperatura inferior a 15°.
Para cultivo, escolha um local bem iluminado e ventilado. Mas atenção, bem iluminado não é o mesmo que receber sol, é apenas bem claro. Assim como, Ventilado não é receber vento, mas o contrário de abafado.
Acertar o número de regas para a Phalaenopsis depende da época do ano: o substrato secar mais rápido ou mais lentamente. Se você aguar demais, as raízes e folhas apodrecem e a planta morre. Se aguar de menos, ela irá ressecar e morrer também.
As folhas além de fazer a fotossíntese, servem como reservatório para os nutrientes que ela retira dos adubos e do próprio ambiente.
Poderá adubar com adubos orgânicos ou químicos seguir orientação de uso dos fabricantes.
É recomendado a troca de vaso a cada três anos para que o crescimento da planta siga acontecendo, e a planta permaneça saudável.
Por fim, a verdade é que nada melhor do que o tempo e a experiência para que você descubra a melhor maneira para cultivar as orquídeas Phalaenopsis. Assim é o cultivo de Phalaenopsis a orquídea mais conhecida.
Se você gosta de cultivo de orquídeas, clique aqui e aprenda mais sobre o cultivo de Vanas (Dicas de cultivo para Vandas – Orquidaria Rosita).
E estiver com aquela curiosidade de aprender como a Rosita cataloga as orquídeas aqui!