Sua orquídea não dá flor?
Antes das flores, o importante é entender a saúde da sua orquídea!
Folhas
As folhas estão verdes? Estão nascendo mais raízes e têm folhas brotando? Se isso estiver acontecendo, significa que ela está se desenvolvendo, e seu crescimento está normal. Se você perceber o contrário, e for detectado as folhas murchas e com tons amarelados, assim como o substrato com cheiro ruim, são sinais de cultivo inadequado. Se a orquídea não está saudável, ela raramente irá florescer.
Adubação
Cuidado com excesso de adubo também, doses muita altas deste aditivo pode alterar o ph do substrato que a orquídea está plantada. Outro caso comum é sobre o tipo de adubo, caso esteja focando na adubação de crescimento da sua orquídea, ela irá crescer e não florescer. Use sempre o adubo conforme as recomendações do fabricante.
Rega
Pode ser que você esteja regando sua orquídea demais! Tem gente que rega todos os dias, e não é necessário, nesse caso as raízes da orquídea podem apodrecer aos poucos. Até que sua orquídea morra por afogamento. Há aqueles que regam de menos, com medo de encharcar as raízes, ela então morre por falta de água.
Lembre-se: dependendo do tamanho do vaso e da época do ano o substrato vai demorar mais para secar. Portanto, o ideal é ficar atento a essas mudanças. Se ainda sim, sua orquídea não der flor, entre em contato e peça ajuda para o orquidófilo mais experiente, assim ele traz algumas dicas para sua orquídea florescer!
E se sua orquídea está com algum inseto, leia aqui sobre os insetos mais comuns (Insetos comuns nas Orquídeas – Orquidaria Rosita)
Para aprender mais sobre o cultivo de orquídeas, faça parte da próxima turma do Curso intensivo e ainda leve pra casa uma muda de orquídea, clique aqui e se inscreva.
(Curso Intensivo: Básico + Avançado – Orquidaria Rosita)