É claro que o Outono é a estação que as pessoas associam a folhas caindo, mas no mundo das orquídeas, porém, as folhas não caem e alguns gêneros ainda florescem. Conheça as orquídeas que florescem no Outono:
Sophronitis
O nome do antigo gênero Sophronitis vem do grego sophron e significa modesto, pequeno. As Sophronitis são conhecidas pelo porte pequeno de seus pseudobulbos e folhas. Portanto, são consideradas mini orquídeas. E estão habituadas a ambientes com temperaturas amenas, que apresentam elevados níveis de umidade relativa do ar.
Portanto, são plantas encontradas em quase todo território brasileiro, desde o estado de Alagoas até o Rio Grande do Sul.
Schomburgkia
O nome do gênero Schomburgkia é uma homenagem ao botânico alemão Richard St. Moritz Schomburgk. São plantas de grande porte, crescimento simpodial e hábito epífita ou rupícola. Além de serem consideradas de grande porte, sua longa inflorescência também pode ser considerada de grande exuberância, e chegar a dois metros de comprimento! Sendo ereta ou arqueada, comporta muitas flores de tamanho médio.
Este gênero, é distribuído do sudeste do México ao sudeste brasileiro, sendo mais comuns na América Central e Caribe. Ou seja, presentes nas áreas quentes e ensolaradas e de matas abertas, mais ou menos secas. Já imaginou caminhar nestes ambientes nesta época do ano e encontrar uma exemplar em flor? Espetacular!
Maxillaria
As orquídeas Maxillaria formam um gênero pertencente à família das Orchidaceae. Este nome vem do latim e significa queixada, isso porque os lábios e as colunas dessa orquídea se parecem com mandíbulas.
Essas plantas ficam distribuídas em vários locais, de florestas tropicais a grandes altitudes, chegando até cerca de 3500 metros acima do nível do mar. E uma característica interessante sobre as espécies desse gênero é que a grande maioria delas tem apenas uma folha. Assim como outro grande destaque dessas orquídeas: o cheiro da flor! E portanto o motivo principal pelo qual elas são procuradas.
Que tal conhecer outras orquídeas que florescem no Outono no Curso Intensivo de Cuidados de Orquídeas e acompanhar o Festival de Outono da Orquidaria Rosita.