Quer ter a sua própria coleção de orquídeas e não sabe por onde começar? A gente ajuda você!
Laelia Porpurata
Considerada a rainha das orquídeas brasileiras, além de ser a flor símbolo do estado de Santa Catarina, a orquídea Laelia Porpurata foi descrita por John Lindley, em 1852.
A Laelia Porpurata é uma orquídea de grande porte, que forma touceiras grandes. Gosta de ambientes muito iluminados e não é indicada para ambiente com pouca luz natural.
A variedade de cores apresentadas pelas diferentes formas de Laelia Porpurata é imensa. Temos exemplares com labelos em tonalidades de roxo violeta, roxo bispo, vinho, avermelhado, branco, cada qual com sua nomenclatura botânica apropriada. Floresce no verão, no mês de novembro, e dezembro é o auge da floração!
Cattleya Loddigesii
A Cattleya loddigesii é uma orquídea de porte médio que pode ser encontrada na América do Sul. No Brasil, foi identificada nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
A Cattleya loddigesii foi a primeira Cattleya a ser levada e cultivada na Europa. Epífita e em alguns casos litófita, gosta de viver em altitudes entre 500 e 1200 metros.
Como tem pseudobulbos em “cana”, acaba por ter dificuldade de manter reservas de água e nutrientes, necessitando cuidados especiais nas regas. Quando cultivada em árvores, pedaços de cascas, placas ou troncos, deve ser regada diariamente. Já em vasos, deve-se evitar que o substrato fique totalmente seco, ao mesmo tempo em que não pode ficar encharcado. Regue bem a planta durante o seu período de crescimento (primavera e verão). Durante o outono e inverno, porém, reduza as regas, pois é quando começam a aparecer as hastes florais e excesso de água pode levá-la a perder os botões.
Anceps
Originária das mata tropicais e subtropicais bem iluminadas do México, Honduras e Gutemala, a quantidade de espécies desse gênero chega a pouco mais de 20! Já pensou?
São muito resistentes e adaptam-se a grandes variações de temperaturas, podendo chegar a mínimas de 8º C (ou menos) no inverno e ir até mais de 30º C no verão.
No entanto, as Laelia Anceps são cultivadas em cestos de madeira ou montadas em placas de cortiça rugosa. As raízes se agarram facilmente à cortiça. Pela sua resistência, essa espécie é, muitas vezes, colocada em troncos de árvores nos jardins. Uma maravilha para ornamentar!
Para conhecer as orquídeas do Catálogo da Semana, clique aqui
E para conhecer ainda mais orquídeas para quem quer começar a coleção, leia aqui!