DSC07838 (1)

Orquídeas que florescem em janeiro

Há flores em todas as épocas do ano, que tal descobrir aquelas orquídeas que florescem em janeiro? 

Laelia Purpurata

Ela é considerada a rainha das orquídeas brasileiras, além de ser a flor símbolo do estado de Santa Catarina, a orquídea Laelia Purpurata foi descrita por John Lindley, em 1852.

A Laelia Purpurata é uma orquídea de grande porte que forma touceiras grandes e a variedade de cores apresentadas pelas diferentes formas de Laelia Purpurata é imensa, desde exemplares com labelos em tonalidades de roxo violeta, roxo bispo, vinho, avermelhado e branco. Como gosta de ambientes muito iluminados, não é uma planta indicada para ambiente com pouca luz natural. Portanto, os meses de dezembro e janeiro no hemisfério sul são o auge da floração dessa planta! Afinal, é verão.

Fonte da imagem: https://florescoloridas.com.br/flores/laelia-purpurata/


Cattleya Labiata

É a Espécie considerada “Rainha do Sertão” por ser encontrada naturalemnte apenas na região Nordeste do Brasil, sendo endêmica do país e ocorrendo nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas e Paraíba. Ela foi classificada e descrita por John Lindley, em 1824, e é protagonista quando o assunto é hibridização, por participar da maior parte dos cruzamentos de hibridização existentes em Cattleya! E não podemos deixar de dizer: o seu perfume é marcante.

Miltonia Regnellii

Apelidada de violetinha das árvores, a Miltonia é uma orquídea natural de diversos estados, como  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paranã, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O nome do gênero, “Miltonia”, é uma homenagem ao orquidófilo inglês Charles Wentworth-Fitzwilliam, Visconde de Milton. Já a espécie “regnellii” é uma homenagem ao médico e botânico sueco, radicado no Brasil, Anders Fredrik Regnell.

A Miltonia Regnelli floresce, normalmente, de dezembro a março. Seu cultivo é feito com sombreamento, de entre 50 a 60% com umidade relativa do ar e boa ventilação. E claro, ela pode ser fixada em cascas, placas de madeira e troncos de árvores. Mas não esqueça: aprecia ambientes úmidos, mas bem ventilados.

Fonte da imagem: https://orquideasjph.wordpress.com/2017/04/02/miltonia-regnellii/

Agora que você já conhece algumas orquídeas que florescem em Janeiro, que tal descubrir as Dicas de Cultivo no Verão?

Conheça as Orquídeas catalogadas da Orquidaria Rosita no Catálogo da Semana!

Assine nossa newsletter

Por favor cadastre seu email para podermos entrar em contato.